home


VIANA ..... rumo aos abandonos!!!
19-03-2011

Relato:
Depois de três semanas chuvosas, carnaval, samba, ..... retornamos aos pedais, para não ser muito pesado, a sugestão foi Viana, Atalho do Solimar, descida do Carioca, Baia Nova, subida para Rio Calçado, almoço no Giovane e retorno....

Sugestão aceita, ponto de encontro marcado em Viana e saída às 8:00 hs.
Durante a semana no Yahoo Grupo (fórum) não haviam muitas confirmações, assim achava que poucos iriam no pedal, ao chegar surpersa! Tinha um galerão de ciclistas, assim nem vou citar nomes, pois esqueceria de alguém mesmo. Alguns novatos, mesmo os mais antigos muitos sem preparos, etc... e lá fomos.
Nota: O Adolfo, Wesley, Manoel e Fausto, foram fazer um pedal mais pesado, num local novo mas que achei meio "complicado" pelo Google Earth, e combinaram passar lá no Giovani para almoçarmos e juntos retornar.
Nota: O Alex abandonou esse pedal, ... antes de ir!
Nota: O Solimar foi até Viana no pedal, chegando lá: "Eu estava em Viana junto com a galera para partir, mas de repente me deu uma preguiça danada , inventei uma desculpa e retornei para casa", assim foi o 1º "oficialmente" a abandonar.

No pedal...
Asfaltinho na BR 262 até a entrada de Peixe Verde, agora já estrada de terra, tudo tranquilo, na subida dos trilhos de trem uma outra turma nos alcançou (acho que uns 8 ciclistas) e fomos pedalando juntos até o desvio a esquerda numa ponte, onde fomos por uma estrada secundária, o pessoal da outra turma seguiu em direção a subida de Taquaras, mas iriam fazer a escalada por outro caminho.
Nota: O Nilson H. comprou um terreninho, ou seja, um leve tombo e alguma ralação.... no início da descida dos trilhos.

Na estrada secundária (chamada por nós de Atalho do Solimar), vide mapa abaixo da "ponte até a bifurcação", encontramos muito barro, tivemos que atravessar um pequeno riacho (que não existe na época mais seca) e enfrentar algumas subidas com muitas pedras expostas, valas, etc... Nesses techos de lama o Guiordano e Zeca acabaram caindo sobre uma cerca de arame farpado, mas sem gravidade.

Após a bifurcação, chegamos no 1º ponto de parada(bar), ae aquele papo furado rolando e o companheiro Victor informa .... "Marcelo!! to no limite, abandono por qui mesmo", o Ponciano que estava com braço machucado também abandonou, seguido pelo Passabão, Zeca, Marcelo C.... e outros. Acho que retornaram pelo Carioca, via Peixe Verde.
Até o Edson e Grilo que tinham programado retornar de Baia Nova, também abandonaram e se foram com os "abandonantes".

Seguiram, Eu(Marcelo), Adriano S, Baboo, Baboozinho, Fernando B, Fernando P e Guiordano..... na primeira descida o canote da bicicleta do Adiano S quebrou... mais um abandono! Seguimos nós 6 restantes.

Paramos em Baia Nova e fala o Baboo:
- "Pessoal to cheio de câimbras" acho que vou ficar por aqui e esperar vocês retornarem do almoço no Giovani."
Eu pensei .....se o Baboo fica, ..... o Baboozinho e Guiordano também, pois estão juntos no carro, + abandonos...., e falei:
- Baboo descansa, come um pouco de sal ae no bar e segue, ...pois a subida para o Giovani é longa, mas fácil de vencer ( +- né!! rss)

Nisso vira o Fernando Bunitão e fala de um tal Plano B:
- Pesoal vamos subir até o Piscinão (um local antes de Rio Calçado-Giovani, que tem um Bar e uma piscina natural), comemos por lá, tomamos um banho e retornamos.

Sugestão aceita pelo Baboo e por todos (lógico) fomos encarar a subida para o Piscinão.

No meio da subida, eu tirando umas fotos, e quem aparece ... Adolfo de carro. Parou e falou:
- "Marcelo, abandonei o meu pedal (+um), deixei o GPS com o Wesley, retornei, peguei o carro e estou indo almoçar no Giovani com vocês.
Quando estava vindo encontrei uma turma bem cansada que também haviam abandonado o pedal e estavam retornando(+- os 8 que citei acima).
Também encontrei a NOSSA turma retornando, troquei de bicicleta com o Adriano(canote quebrado) para ele finalizar o pedal e estou com a bike dele aqui no carro.
Outra coisa o Nilo H estava com o pessoal errado!!!!! Ele estava pensando estava indo almoçar no Giovani ... mas estava com a turma que retornava para Viana (os abandonantes)...só rindo mesmo .... abandonou sem saber!!! .... rssssss"

Adolfo seguiu de carro reagrupamos no Piscinão.
Nota: Sempre citamos que São Pedro foi ciclista, pois na subida para o Piscinão o tempo ficou nublado... blz! Valeu São Pedro!!!!

Nisso, já no Piscinão, vira o Fernando Bunitão e fala de um tal Plano C:
- "Pessoal, vamos retornar pelo Bananal e deixar o almoço no Giovane para outro dia!
Dessa maneira cortamos caminho para o asfalto e encurtamos o pedal"

Carácolhes!!! .... sugestão aceita de maneira unânime, sem contestação!! Abandonamos nosso plano de almoço no Giovane.

Já que não iríamos subir para Rio Calçado, pedi ao Adolfo para me levar de carro até a subida de Santana, para tirar umas fotos de 2 cachoeiras.
Serviço excutado retornamos para o piscinão.

Hora de deixar o Piscinão e.... o pneu dianteiro de minha bicicleta furado. Pessoal tem uns 10 anos que não tinha um pneu furado!

Nos despedimos do Adolfo, esse foi no Giovane, pois acreditava que Wesley, Manoel e Fausto deveriam ter passado por Santana e já deveriam estar por lá.

Descemos o Bananal e bem no fim paramos para comer uns Cajás(fruta) já que tinha Cajazeiro bem ao lado da estrada, nesse instante percebi que o meu GPS estava com bateria descarragada, assim não pude registrar o pedal completo. snif!

Seguimos até o asfalto e o pedal transcorria sem novidades, até a passagem de um ônibus por de nós, e um pessoal gritando!!!
Que P$%R#@A é essa??? ....Pensei.

Quem estava dentro do ônibus??? Wesley, Manoel e Fausto !!!!
Haviam abandonado o pedal, se perderam dentro da Mata Atlântica por mais de 2 horas, pararam em Baia Nova pois achavam que nós iríamos retornar por lá, e como tava passando um ônibus com a placa VIANA!! ..... hum não perderam tempo .... Ônibus pra que te quero!!!!
Que vergonha..... ixi !!!!
Nota: Como o GPS do Adolfo não serviu para nada, ficaram perdidos, abandonaram o mesmo lá pela Mata Atlântica, numa nova modalidade de esporte..... arremesso de GPS.

Bem ..... finalizamos o pedal chegando em Viana por volta as 16:30 hs, meio cansados e satisfeitos por termos também abandonado o Plano A, que era almoçar no Giovane. (MAS NÃO PEGAMOS ÔNIBUS!!)

Esse foi o pedal do ABANDONO!! rssss

Abs .... Bons Pedais ... até o próximo.
Marcelo RJ

DISTÂNCIA TOTAL > Recuperada de outros arquivos GPS = 60,55 Km

 

Mapa do pedal total
(recuperado de outros pedais)

 

Altimetria, até a descida do Bananal


Marcelão e demais,

A volta de ônibus (Bahia Nova X Viana) foi uma benção...

Como você mesmo já citou no relato, ficamos mais de duas horas e meia "perdidos" dentro da mata.
Muitas árvores caídas, tomadas por "arranha-gato", valetas... tudo resultado dos últimos dias de chuva.

Dentro da mata encontramos um caçador, um sujeito que vinha descendo no sentido contrário ao nosso, com um facão na bainha e uma carabina nas costas pendurada pela bandoleira, trocamos idéia rapidim, perguntamos quanto faltava e tal, ele riu, disse que éramos doidos, que a chuva tinha fechado completamente o caminho e nos deu a coordenada para pegarmos a estrada logo no fim da subida em que estávamos.

Erramos, é claro, e continuamos, agora descendo, pela mata. Muitos folhas grandes, que lembram as de uma palmeira, caídas no caminho, só que com milhões de espinhos gigantes pretos... resultado: meus dois pneus furaram, o da frente trocamos no asfalto pra B.N., o traseiro só vi em casa... Wesley tb furou o dianteiro e trocamos no final da descida (detalhe: 4 mega espinhos cravados no pneu dele).

No final da descida/saída da mata a surpresa: "kd o GPS que Adolfo deixou com Wesley?" putz.... fico Eu lá em baixo esperando, Wesley tinha caído duas vezes neste final da descida, pois tava com o pneu dianteiro furado e não tinha visto, o mato do pasto estava alto, não víamos o caminho onde estávamos passando.

Manoel deixou a bike, subiu novamente a mata na tentativa de encontrar o GPS, esperei um pouco lá em baixo e Wesley desceu, ajudei a trocar o pneu dele e tirar os 4 espinhos cravados... muito tempo perdido e volta Manoel sem encontrar o GPS... depois disso, girando pra Baia Nova.

Chegamos em Baia Nova lá sem condições de subir para o Giovani, bebemos muito líquido no butiquim ali de frente pra escola (nossa água tinha acabado muitos kms antes), beliscamos alguma coisa e o busão ali, paradinho esperando o horário de saída.... não deu outra!

Foi "unânime".... esperando o horário de saída do busão, Eu e Wesley ainda lavamos as bikes na bica.... Nunca gostei tanto de andar de busão..

Abraços,
Fausto


CLIQUE NAS FOTOS PARA AMPLIAR

 



AMDG
"Ad maiorem dei gloriam!
inque hominum salutem"

 

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Trilha Capixaba