home

Copa Capixaba 3ª Etapa em Pancas
07-08-2011

Copa Capixaba 3ª Etapa em Pancas.
No último domingo 07-08-2011 rolou na agradável cidade de Pancas\ES um pega no estilo "Cross Marathon". Pois é, Nem XC nem Maratona, uma prova com circuito de 19,3km com tudo o que se pode esperar de MTB.

Na véspera fizemos o reconhecimento do percurso em 1h e 50 minutos com tempo nublado, só o ouro, ritmo light deu média de 11km/h e nem doeu.

Largada na pracinha da cidade e de cara uma subida, digo, uma "SUPICA DA GALÁXIA" de 4km e 300 metros de altimetria, metade asfalto e metade estrada de terra.

Vinha uma descida bem inclinada e rápida com plano por 3kms e mais uma subida numa estrada por dentro de pasto, bem técnica pois onde o gado passa fica a buraqueira e aqueles obstáculos verdes que.... deixa pra lá, vcs já conhecem...
Aí vinha uma descida bem complicada e técnica pois tinha muito cascalho solto, curvas fechadas ao final de breves retas, pequenas valetas, a cerca colada na estrada e uma passagem de córrego com pedras.

Finalmente um sossego de 1,5 km plano passando por um campo aberto e uma matinha. Em seguida uma descida Punk, curta mais super inclinada onde o segredo era nem tocar no freio...

Uma leve subida com passagem molhada e mais um sossego por um trecho plano com descida leve onde acelerar forte era a ordem porém com cautela nas muitas curvas senão ia parar no mato ou no quintal das casas.
Numa das casas entramos pela porteira e encaramos um single bacana em descida por um cafezal cheio de curvas fechadas, desníveis, passagem em córrego por uma madeirinha quase quebrando, tirando finas rente a cerca e uma laminha básica numa baixada de porteira.

Uma pequena subidinha final e entravamos na cidade passando uma ponte e pegando o calçamento para a reta de chegada na Pracinha.

Vimos que embora curto o percurso era desafiador. Eu e muitos outros achavamos que merecia 2 voltas, pra mim era até melhor pois meu perfil é de correr maratonas... Quanto mais longo melhor...20km pra mim é aquecimento, é igual sentar no boteco e tomar meia cerveja....Fizemos um movimento com o Sidão pra ser duas voltas mais não colou!!!
Duas voltas só pros elites, sub-23 e sub-30...

Eu tinha descidido correr com a Cabulosa 29er, mesmo tendo conciência que naquele percurso me sairia melhor na Full Suspencion 26, isso porque tenho que andar com ela pra me adaptar pro Brasil Ride, duas voltas pra mim seriam bem melhor mesmo...

Pra felicidade geral os uniformes da equipe UNION MTB TEAM já haviam chegado e muitos correríamos vestindo o "manto sagrado" na definição do Leandro. O Uniforme ficou bonito mesmo um fundo azul "Smurf" com um traçado tipo X-MAN em branco e amarelo na frente...Ficou show e o forro parece um travesseiro, muito confortável....

A noite a turma juntou e ficamos discutindo as estratégias comendo pizza, falando do uniforme, e claro uma cervinha pra relaxar.

No café damanhã fiquei sabendo que uns bebuns invadiram o Hotel e saíram batendo de porta em porta, levaram um Sapo do Sr. Sérgio pai do Renatim e do Ronilton e se mandaram, eu que tava no 2ª andar nem ouvi a muvuca.

10:00hs Alinhamos pra largada por categorias... Nos primeiros metros rolou um embola bola na minha categoria com os cansados da sub-35 e sub-30, mas logo fomos abrindo caminho na ladeira enquanto a elite puxava o comboio. A subida é dura, e debaixo de um sol cruel e do calor que tava parece que ela ficou mais malvada. Todo mundo no visual e "sob controle", mas eu tava sentindo uma certa dificuldade em "engrenar", logo na subida que é meu forte... No "Polar" a frequência não subia, parou em165 - 85% e nada de entrar no nível 5.

Após 1,2km uma leve descida pra subir novamente e o ponteiro da categoria atacou, levando o segundo com ele... Fiquei, ainda via o Alongado de Santa Tereza. De repente tava o Come-come da estrela fungando do meu lado, como isso nunca acontecera até alí eu pensei:"Ou eu não tô sudindo nada ou o Renatim tá muito bem". Acho que era os dois, Renatim Melhorou muito nas subidas e eu não tava no melhor dos meus dias...

Fiquei assistindo de camarote a briga do Renatim e do Danilo... Tava bonito...

O pelote virou uma fileira... quando a subida ficava menos cruel eu conseguia render melhor mesmo com a pulsação nível 4 e o renatim vinha comigo...Chegamos juntos no platô, dei uma leve olhada pra trás e não vi nenhum dos do grupo...

Nas descida a coisa mudou um pouco... A 29 desce sem pena nem dó, e como acelera...parecia brincadeira...Ela engole os obstáculos, nem treme...Nas curvas tem que freiar forte antes..., tem uma tendência a "sair de frente"... Tem que fazer força pra corrigir a tragetória, mas não desgarra do chão.... Numa bobeira saí da tangente e fui rente a cerca, Renatim passou despencando e gritando que ia buscar o danilo que tava pouco afrente, ainda no visual. Cai matando na cola. No trecho plano alcancei e passei o Come come e um da minha categoria, mas na segunda subida o cara me passou levando o Renatim junto....Na descida eu fui buscar mas o Cara sumiu, eu e Renatim continuamos juntos...Ainda dava pra ver o Danilo vez por outra.

No segundo trecho plano eu apertei o pé e passei uma galera, mas nada dos ponteiros da minha categoria. Renatim sobrou igual abóbora na janta, uma pena pois foi na hora que alcancei o Danilo que tava ponteirando a sub-23...

Com 11 Kms passados eu senti que ia ser difícil buscar os caras pois o coração teimava em não alcançar a frequência. O lance ia ser garantir o 4º lugar...

O Danilo apertou o pé e se foi, eu fiquei...

Fui puxando um grupeto que tinha Werneck Solivan, mais uns dois colados e um pouco mais atrás o Renatim, vi que o Magno da Equipe Nutricenter tava no bolo, Putz nem em 4º vou chegar que pica!!!....

Do nada comecei a me sentir melhor, olhei no polar e tava 175 bpm - 90%, 13kms....OPA!!! Comeceia me sentir muito bem, parecia o Popaye após tomar espinafre! Agora eu vou a caça!!! Apertei geral e só o Werneck veio. Voei baixo no cafezal (Single nem é meu forte) mas andei sobrando. Na passagem molhada encachei a bike na madeirinha fina e zerei, o Werneck ficou e passou a bike a pé.

Apareceu o Felício de Santa Teresa e afrente dele o Alongado no visual, estavam à uns 200 metros. Faltavam uns 2 Kms e pús o Grandão na alça de mira. Apertei com tudo e passei uns desgarrados da sub-30. A distância foi caíndo e passando a ponte tava em 50 metros aí acelerei pra ganhar a última subidinha que dava acesso a pista e a reta de chegada sem perder velô.

Passei com tudo pelo Felício (que ia dar duas voltas) e nessa hora a Cabulosa fez bonito, Ainda ouvi o Felício gritando pro Alongado pra avisar que eu tava na cola.... Mas peguei o grandão de surpresa, quando ele me viu levantou pra esprintar, mas era tarde, ganhei por meia roda!, No Caso uma Rodona 29!!!

Foi bom o primeiro teste da Cabulosa 29 em competição, descobri o que tenho que treinar mais pra andar mais forte com ela.....

Resultado assim mesmo foi bom. Terminei em 58 minutos e 17 segundos. Fiquei em 3º sendo que o 1º chegou com 2 minutos de vantagem e o 2º com 1 minuto e 20 segundos... Com o resultado continuo em 2º lugar na Copa, mas para ser campeão eu tenho de chegar em 1º em Itaúnas e torcer para o "Coelho" chegar no máximo em 7º lugar....

O Renatim chegou pouco depois de mim com o quidom muito desalinhado ou seja, continua virando latifundiário!!! Agora com terreno em Pancas tb.

Resultados da turma:

Na sub - 17 Renatim ficou em 2º e Felipe em 4º.
Amarildo o Macaca ficou em 1º na sub-45.

Na Elite feminino Dobradinha com Bruna em 1º Lugar e Raquel em 2º, embolando a disputa pelo título já que ambas estão agora com 56 pontos.

Ainda na sub-40 chegou o Alongado em 4º o Wender Zeni em 6º, Leandro e Calazans não recordo agora.

O pai do Renatim tb não lembro a colocação mas chegou inteiro.

O Tim quebrou a bike na segunda volta e agora fala que desistiu do MTB, vai correr só de speed que a bike quebra menos.

FoFão furou o pneu e não completou.

Alemão e Vitor não sei ainda.

Em breve veremos no site do casinha como ficou o resultado por equipes mas acho que nada mudou pois a Terapi fez vários pódiuns...

Dia 06 de novembro Maratona em Itaúnas,
É uma maratona show de bola e fica o convite a todos do grupo que nunca participaram a ir e completar 90km que são uma teta pois subidas lá não tem....
Abração.
Siqueira

Agente nasce sem pedir e morre sem querer então aproveite o intervalo.

Pra que

~~ _< \ _
~~ (_) / (_)

www.trilhacapixaba.com.br
Natureza, Aventura e Emoção sobre Bikes...
Siqueira
Piocerá 2011 completado...
Rumo ao Claro Brasil Ride....