home

16-07-2011

Baraaaaaaaaatos APS - Amigos Pedalantes e Simpatizantes

Pedal: TA DOIDO fazer de novo...Aconteceu dia 16/07/2011
Participantes: Ponciano, Adriano Stocco, Sergio (pai Renatinho), Thiago de VV, Alex, Baboo e Zeca Blue.
Encontro rapidinho com Solimar, Carlão e boa turma.

Cidades: Guarapari, Anchieta, Alfredo Chaves e Viana
Vilas que passamos: Saindo de Amarelos e seguindo para Rio Claro, Rio Calçado, Buenos Aires, Pernambuco, Boa Esperança, Riacho das Pedras,
São João do Jabuti, Pau D'Óleo, Jaqueira, São Miguel, Cabeça Quebrada, Rio da Prata, Baia Nova, Jacaranda, Rio Clarinho, Rio Claro e voltamos
em Amarelos.

Como sempre, começa a semana e já na segunda-feira vou ver os e-mails do Grupo Yahoo Trilha Capixaba para ver o que já temos para próximo pedal...Ansiedade rola cedo...rsss

Dai já postei uma idéia de um pedal longo e encarando duas grandes subidas:
Cotovelos em Guarapari e Cabeça Quebrada entre Alfredo Chaves e Guarapari.

Das Vilas que passamos descrita acima ainda tinha no script: Alfredo Chaves Sede, Caco do Pote, Rio Viado e Olivânia.
Ainda bem que resolvemos abortar os trechos acima!!!!!! O que pedalamos já foi na conta.

Duas coisas que gosto de fazer, mas não combina nem que a vaca tussa, e saibam que uma tossiu durante o pedal:
Tomar umas cervejas na sexta noite e pedalar cedo no dia seguinte.
Infelizmente, mesmo sabendo disso tomei umas e outras na Sexta e fui dormir tarde.
Conselho único: Não da certo...Pelo menos por uns 20 a 30 km iniciais.

Bem, combinada minha carona com o Junior Tatto no Posto Kadilac do inicio da BR 262, cerca de 4,5 km da minha casa.
Hora combinada e la estava eu esperando o Junior e pouco depois das 06:40 h chega o torpedo, era do Juneira informando que por causa de um imprevisto não podia ir no pedal...Ichi...
Dai fiquei a pé, mas lembrei de uma outra oferta de carona e liguei para o gente boa Adriano Stocco e pouco depois estavamos indo em direção ao ponto do encontro sendo seguido pelo Sergio, pai do Renatinho que parou no posto por acaso.

Pouco antes das 08:00 h chegamos em Amarelos - Guarapari - ES
Lá já estava o Thiago de VV, pouco depois chegou o Alex e, como sempre, o atrazado do Baboo com o Zeca Blue, dando total de 7 bikers no pedal.

Ficou mais ou menos marcado com o Solimar, Carlão e cia. um encontro em Buenos Aires, mas que so aconteceu no meio da Serra entre São João do Jabuti e Pau D'Óleo...

Solimar e turma estavam fazendo pedal quase ao contrário...Indo para Bueno Aires. Sairam de Baia Nova.
Só fato de cruzar com o Carlão no meio do caminho rendeu dois tombos:
Um com Zeca, sem problemas logo depois do encontro e
outro com Alex...Que relato mais mais a frente.
(Carlão é gente muito boa ... mas tem a mania de derrubar os ciclistas, nem que seja no olhar ... rss - Marcelo)

Bem, mas voltando ao nosso pedal, seguimos de Amarelos por estradão até Rio Claro (Bar do Porquinho), só comemos banana e seguimos direção aos COTOVELOS...
São 6 km com subidinhas e subidões até chegar nos cotovelos.

Chegamos na última casa antes da subidas já bem cansados... Descanso, fotos e tal e lá fomos nós...
Gente ! que que isso companheiros... Que coisa de doido é subir os 7 cotovelos!!!!
Muita inclinação com quase zero de ponto com inclinação mais pedalavel.
Pedala, para, descansa, fotos, pedala e para... Ja no final muitas erosões, pedras soltas e tal... Ai foi empurra bike, mesmo assim cansando pra dana.

Fazia 12 anos desde de quando subi os Cotovelos pela primeira e última vez. Menos 12 anos e menos uns 12 kilos...rsss
O bicho pegou geral, ainda mais pelo que citei no inicio: Noitada e pedalada não combinam, mesmo...

Ufa... Bem, pedal tem que seguir e chegamos no topo em Rio Calçado e seguimos Buenos Aires... Recuperamos folego com pasteis de carne, refri, isotônicos. café, etc...

Seguimos direção Boa Esperança...
Dai é só alegria, pois tem muita, mas muita descida...

Paramos brevemente na Pousada, bar e restaurante Riacho das Pedras...Show - Recomendo.
Descida acaba quando chega na bifurcação para São João do Jabuti.

Breve parada para Adriano colocar uma pastilha de freio de volta ao caliper...Vai saber, mas uma pastilha saiu do lugar sabe-se lá como.

Bem, começa subida, sem grande inclinção, mas meio que longa.
Neste ponto que encontramos com o Solimar, Carlão e cia.
Papo aqui e ali e vamos embora, mas já na descida da serra o Zeca passa rádio (Eu, Baboo e Zeca estavámos com rádios VHF) avisando de um pequeno tombo e logo a seguir outro rádio que pneu tinha furado.
Breve empurra bike até onde estávamos parados contemplando uma bela BICA de água.

O tempo que Zeca gastou consertando pneu traseiro furado, eu e o Baboo tomamos um delicioso e revigorante banho de bicão show.

Eu aproveitei, tirei a inhaca da noite anterior e dei uma geral na bike. E lá vamos nós para Jaqueira, onde paramos no Posto para abastecer de água e outros bebes com algum rango... Breve paradinha no Haras onde tem lindas Araras Azul soltas (asas pra de cortadas) e cavalos de raças...
Paramos na entrada que vai para Alfredo Chaves Sede e decidimos abortar esta parte.
Fizemos o correto e seguimos pelo asfalto até São Miguel e o rádio fazendo um segurança..Onde o Zeca ia atrás avisando dos carros, motos e caminhões...

Em São Miguel, fotos, sorvetes, água e tal... Rezamos tbm. Juro: Sem cervas porque sabia que ia chegar em breve no inicio da subida de Cabeça Quebrada, mas no meio do caminho eu, Adriano e outros ouvimos um chamado pelo rádio: Ponciano, volta...Aléx Caiu.
Perguntei se foi grave e tal e o Zeca novamente disse SOMENTE: Volta.

Putzzzz..Voltamos a mil... Subi morrinho de coroão... E chegamos no local da queda.
Ver o Aléx já de pé nos fez um alivio e tanto.

Gente ! Vale a pena colocar um rádio VHF ns sua litas de compras para estes pedais. Muito útil, barato e leve.

Tem uma ponte numa curva antes de uma subida, pouco depois de pequena descida, a ponte é feita de pranchas de concreto e uma dessas pranchas é mais alta que a outra que da um ressalto, dai o Alex se interteu um segundo com a trava da suspa no guidão e passou de uma placa para outra, fazendo o pneu dianteiro derrapar e caiu, felizmente foi só ralados...Paramos numa casa próxima, onde Alex lavou os ralados e passou rifocina...Beleza.
Ai pedir a moradora pata usar um torneira para lavar os ferimentos a senhora já veio logo falando: Caiu na ponte, né...Cai muitos de bike e motos ali.
Então...Cuidado com a primeira ponte depois de São Miguel indo para Cabeça Quebrada.

Dai, mais alguns KM e chegamos inicio da Subida de Cabeça Quebrada!!!!!!!!!!!!!!!
Fui por último e consegui subir tudo com 2 paradas...O Banho no bicão deu um ganho de força, mas antes eu tomei um repositor eletrolítico que ganhei da CHAIN REACTION, daqueles efervecentes, muito bom viu...Deu uma carga boa...Dissolve na água. Empurra bikes, pedala devagar, para, sobe, pedala, ufaaaaa Chegamos ao final dos 2 km de subida.

Vamos então...Direçao ao desconhecido, pois tinha estudado um percurso pelo Google e chegamos perto do ponto onde começaria a descer para RIO CALÇADO, mas já era tarde, quase 16 horas e achamos melhor seguir conselho de uma moradora e voltamos.
Descemos pela Santina até Baia Nova.
O Adriano teve que parar novamente para trocar pastilha de freio e deu tempo de tomar mais líquidos e comer algo no Bar de Baia Nova. Galera estava com pressa...

Breve ia anoitecer e maioria sem lanternas. Bem, seguimos de Baia Nova até Amarelos num atacada só, passando por Jacaranda, Rio Clarinho e Rio Claro... Alguns já com cara de quero mais como foi o caso do Sergio e outros doidos para entrar no carros e sair fora...

Eu cheguei melhor que sai...rsss Podem acreditar.

Alguns líquidos na Merceria Perim e Pavesi ainda em Amarelos e voltei com o Sergio até Jardim América. Tirei minha bike do carro do Segio e segui no maior gás (restinho) rumo Bar da Eva, claro...
A tempo de ver a Argentina perder...rsss Comendo um franguinho com abobrinha e beringela com litrões de cerva a R$ 2,49

Pedal do Ta doído: Cotovelos e Cabeça Quebrada no mesmo pedal...
Vai demorar eu pensar numa roubada dessas novamente...

Mas que, no final, o pedal foi SHOW, só ouro (O Siqueira ia teclar isso)...
e tudo de bom...Isso foi.

Dados do Meu Pedal pelo Cateye:
Km total: 96,80
Km do pedal saindo de Amarelos: 85,69 km
Tempo total: Das 06:30 h (sai de casa) até 18:20 h quando cheguei na Eva.
Tempo de pedal: 05:51'00 h
Média: 15,6 km/h (subia a 3 km/h..rsss)
Máxima: 62,2 km/h

Isso ai...Inté o próximo...

Saudações,

Ponciano F. Rabello
Tel: (27) 3359 6669 // Cel. Oi: (27) 8815 2450
Vila Velha - ES
MSN: poncianof@hotmail.com

E-mail geral:ponciano@xcountry.com.br
Site : www.xcountry.com.br (em construção)