home

2011

Relato Piocerá 2011

Amigos bikers, hoje posso dizer, realizei um sonho. Completei um Rally Piocerá. Não foi fácil, pelo contrário foi um Pica da galáxia, mas foi gratificante, foi emocionante, foi incrível e foi inesquecível. Não creio que eu vá conseguir, mas tentarei nas próximas linhas passar para vocês um pouco do que foi correr o Piocerá 2011, que não é uma simples corrida de Mountain Bike é um Enduro Rally onde aprendi que tudo, literalmente tudo, pode acontecer.
Abração,
Siqueira

- 3ª ETAPA– 27 de janeiro. 72km de especial e 27km de deslocamento.

Tomamos café da manhã no mercado da cidade que ficava em frente ao “hotel”. Café coado no pano, cuscuz com leite, tapioca de coco com ovos mexidos na manteiga da terra, caldo de mocotó, queijo de coalho derretido e suco de sirigüela. Preço R$ 2,50 por pessoa no mercado central de Cocal/PI. O melhor café da viagem foi o mais barato...

Esse era o dia das subidas (mais de 1800m de altimetria acumulada), dia do maior trecho através do sertão, dia dos jumentos e o dia dos perdidos e desclassificados. Larguei com uma garrafa de 900ml no quadro da bike e mais duas de 500ml na camisa. Optei por não levar o Camelbak pois tinham 4 postos de hidratação e facilitaria nas subidas andar com menos peso. Eu estava muito animado pois sei que nas subidas eu ando bem e hoje pensei: Ou o pau quebra ou o cú rasga... Vou botar pra muer!!!...
Na largada eu não fui no 1º Pelotão. Sabia que logo viriam as subidas então nem forcei. Esse era o dia de seguir uma boa estratégia e não de usar força bruta mesmo porque muitos já aparentavam certo cansaço acumulado dos dois primeiros dias. Com cerca de 3 km de prova ia um grupo forte de uns 12 com vantagem de 300m uns fragmentados e um 2º pelotão de uns 15 bem compactados, me posicionei um pouco a frente, mas “sem por a cara no vento”. Saímos da estrada aberta e entramos numa bem fechada tipo vereda dom mato baixo e vegetação lateral cerrada tipo “doble track” umas curvas bem rápidas em declive e veio a Pica... Um jumento Mané tava empacado no meio do caminho e foi um calango voa geral... nessa hora eu dei sorte pois desviei pro lado certo escapando do bololo..... Nem olhei pra traz mas com certeza teve gente caindo ali. No resto do caminho vi outros jumentos mas nenhum Mané igual aquele. Uns minutos a frente vi que estávamos em cinco apenas.

Quando começou a subir a coisa mudou. Fui passando geral e o Atleta Marco Melo de Ouricuri – PE veio na cola. O hodômetro do Marcão já marca 50 anos, mas o coroa pedala igual um garoto de 20 moçada, o cara foi me acompanhando na primeira subida na maior cara de pau e nisso passamos um grupo de triatletas de Fortaleza entre eles o José Filho (já foi campeão brasileiro) e o Chicão (2 cape epic e 3 ironmen completados) que até acompanharam agente um tempo mas o chicão teve um pneu furado e o Zé não quentou o tranco.... Minha autoconfiança foi nas picas nessa ora... Marcão começou a ficar pra traz e uma hora olhei e já tava uns 100 metros... Pô mas se eu chegar no hodômetro dele subindo o que ele sobe eu vou estar muito bem...
1º ponto de água no meio do subidão muito bem colocado pela organização. Km 25, eu tomei 2 copos e ainda reabasteci a garrafa grande que tava meia... Marcão chegou na ora e só pegou um copo...

Passamos uma carrada de riders e o motoqueiro falou que só tinham uns 8 na nossa frente.... caraí esses caras tão dando cria é, achei que eram menos... 2 corriam em dupla menos mau... Eu sabia que vinha uma descida forte com um trecho bem técnico de cara e depois um trecho de alta velocidade em estradão... Aí viria a pior das subidas... 800m em 4kms com severas inclinações... Como gosto de subidas nem esquentei...

Chegou a descida e era muito técnica mesmo.... Tipo os cotovelos do Giovane pra rio calçado e aquela descida Banana e Vaca. Eu fui na manha pra não cair. O Coroa desceu igual doido e aí eu vi que o cara é bom mesmo... e olha que ele tava numa HT heim. Passou um outro Rider numa Scott Spark RC voando e um outro na Canyon Full na cola dele tb sapecando. Lembrei do nosso André Ninja contando das descidas e da Bike “Lau, Lau, Lau...” e do Adolfo minha nega imitando ele e comecei a rir sozinho. Passei por um fiscal de prova rindo e o mano com aquela cara de “não to entendendo”...hihihi. Passado o trecho técnico acelerei, mas tinha uma curva sinistra antes do final do ladeirão... segurei na boa e vi marca de queda... acelerei novamente e de repente olhei pra uma subidinha de trilha do lado esquerdo e vi uma bandeirinha branca com vermelha... OOOpppsss... Pense numa freiada.... era pra entrar a esquerda sim... Vi que tinham marcas de pneus indo reto mas entrei pra trilha e comecei a subir, fiquei matutando, com certeza vai ter gente passando reto ali...Não deu outra...

Encarei o subidão e logo vi que a coisa era tensa, tipo umas que temos aqui... ora inclinava forte, ora tinha pedras demais o que dificultava a subida passei uns 3 que empurravam as bikes e resmungavam geral... Um deles parou numa casa pedindo ajuda “pelo amor de Deus”. No final dessa subida tinha um refresco com descidinha rápida, passava um mata burro e depois dele um areião e... “PQP caí”... é negada foi uma queda boba por falta de concentração, sorte que foi na areia nem doeu... levantei e segui forte... a camisa já vinha aberta desde o início pois nesse dia o sol tava torrando... Aí a porra de um marimbondo desocupado resolve de entrar por ali e foi parar nas minhas costas, senti logo a PICADA, PICADA viu negada ó a sacanagem blz... Eu me contorcendo igual artista do cirque du solei tentando esmagar o danado e o marimbondo fazendo a festa.... De repente o fotografo oficial do evento aparece do nada me clicando... eu fui na direção do cara desesperado e quando cheguei ele falou: “Pô vc saiu na foto fazendo careta”... lógico pô, tem um fii de pica de um marimbondo pinicando minhas costas... o cara foi legal, matou o marimbondo e ainda levantou a camisa e tirou o ferrão... Aí eu voltei uns metros e ele tirou outra foto em que eu sai sorrindo.... Agora vcs sabem porque né...

Aplainou geral e meu ritmo se manteve. KM 48 água. Enchi a garrafa de 900ml que tava zero e completei as outras duas. Andei sozinho um bom trecho e o vento não tava ajudando. Do nada encostou um Rider. Era o Jaime de Brasília... Fomos revezado e nem eu nem ele conseguia fugir, chegamos juntos, mas no sprint final cheguei a frente...hihihi. Aí uma mulher da organização falou que éramos o 6º e 7º geral a chegar... Fui o 2º da categoria sub40... Putz mandei bem. No acumulado das 2 primeiras etapas eu tava em 19º... hj eu melhorei heim...

Fiz o deslocamento final de 27kms debaixo de sol no asfalto e fui pra rotina de comer, banhar, lavar e preparar a bike, e nesse dia esperar os outros.... Fiz em 4h01min e 22 segundos... Marcão que se perdeu chegou em 4h e 46m...
Muita gente não chegava e no final do dia fiquei sabendo dos perrengues que uns passaram. Pois é, nesse dia que quase tudo deu certo pra mim (teve a quedinha boba), teve gente que se perdeu feio, uns andaram 40kms fora do roteiro e teve gente resgatada que foi localizada pelo helicóptero. Uns 10 desistiram, uns passaram mal e estavam sendo medicados, um teve desidratação e não pode pedalar no dia seguinte. Hããã sim, uma dupla mais cinco solos foram desclassificados por pegarem carona ou cortarem o caminho..... É cada um que aparece né... Essa dupla desclassificada completou o Claro Ride ano passado.... vai ver usando essas técnicas né...

Deslocamos mais uns 100km e dormimos na cidade de Meruoca/CE.