Baia Nova, São Miguel, Rio Calçado, Santana...
17-07-2010

Relato.....

Eu (Marcelo) e Zeca Bike (azulzinho), Fernando Bueno e Ponciano.

Chegamos de carro em Viana Sede por volta das 07:00 h. ,
paramos na já famosa Kombi e detonamos alguns pasteis e caldos de cana, .... Como não apareceu mais ninguém seguimos para Baia Nova, local do início do pedal.

Em Baia Nova nos aprontamos e partimos praticamente já em subidaaaaaaaa, pessoal sobe direitinho, quase 500 mts de desnível em aprox. 7,6 km (vide altimetria abaixo).

Como tava com o sangue "frio" e num desânimo(Marcelo), quase que voltei no meio da subida, mas com o incentivo dos companheiros segui em frente, agora fazendo uma empurroterapia, e vamos que vamos ... sábia decisão!! Pois os locais por onde passamos são de tirar o fôlego de tão belos.

Pouco depois de 6 km de pedal já paramos na Casa da Dona Santina, fica numa bifurcação em Y, onde a direita vai para Cabeça Quebrada e São Miguel, e a esquerda para Rio da Prata. Sra. gente boa que deu excelentes informações.
Viramos a esquerda... A todo momento com breves parada para juntar a turma, marcas waypoints para outros possíveis pedais.

A subida é legal, onde da para subir numa boa.
Cachoeiras, Mata Atlântica bem preservada, vales com paisagens belíssimas, single track a rola, inúmeros locais de pedalar(vamos retornar para outras explorações).

Antes da Prata paramos numa carvoaria(vide fotos) e o responsável nos informou que carvão feito alí era de eucalípto e não utilizavam madeita da Mata Atlântica, sendo assim BLZ!

Seguimos de Rio da Prata para Alto São Miguel...Estrada de pouco movimento, mas volta e meia a gente encontro os trilheiros de motos.
Seguimos até Cachoeira Sumida (demos este nome, pois a gente só ve parte da cachoeira. Mata esconde a danada).

Já no inicio da descida para São Miguel. Beleza...fotos, filmagens...E voltamos para Alto São Miguel. Paradinha para chupar muitas laranjas
numa casa onde rolava um churrasco...hummmm Creiro bom, mas nada de convite para uma carninha e toma laranja mesmo.

Chuvinha começou e paramos sob uma linda jaqueira para decidir por onde ir.
Decidimos, após ouvir um morador local, ir para Bueno Aires via Santana.

Gente !!! Região SHOW VIU... Só DIAMANTE...
Num sobe e desce no e tal... Chegamos num local onde a gente avista Guarapari. Lindo visual!!!!

Ah ...e a descida de SANATANA ? Uma das melhores descidas do nossos pedais... Estrada beleza, de pouco movimento, curvas boas de fazer...
Descia a mil... Não anotei os KM, mas deu bem uns 300 m de desnível na descida.

Fomos até o boteco do ARILDO que fica uns 4 km antes de Bueno Aires, onde tomamos uns litrões de Skol, alguns rangos e talll...
Ae apareceu uma bando de trilheiros de motos e quem estava lá .... o nosso amigo Célio(vovô) de Guaraparí, batemos um papo e ele nos prometeu a fazer um belo pedal conosco (ele conhece muito a região).

Beleza... Poucos KM, mas com muita subida... Abortamos Buenos AIres...
Depois fomos num bar, restaurante e pizzaria Cantina da Montanha, umas duas Skol e a certeza de voltar ao local para apreciar a galinha com kiabo que é especialidade da casa...

Bem...e la fomos nós de volta para Baia Nova... Só luxo de descidas...

Iniciamos com pedal com sol, mas como São Pedro é ciclista, mandou uma chuvinha fraca para nos refrescar e pedalamos quase o percurso todo com o tempo nublado...

Em Baia Nova: duchas nas bikes, alguns petiscos e cervas no boteco local...

Enfim... Certeza de voltar em breve.

Inté a próxima... e Saudações,

Relato acima escrito por:

Marcelo Ronchi de Jesus / Ponciano Rabelo.

"Pessoal,
Nosso pedal de ontem não completou 40km (morros com força, muito bom), o clima perfeito, o astral da turma (EU, Pompom, Marcelão e Zeca) nas alturas, um visual alucinante daqueles de deixar qualquer amante da natureza sem palavras para descrever o que viu, o barulho do rio caudaloso ao longo de todo o pedal e uma mata exuberante, e claro cervas que é de lei.
Vcs irão conferir nas fotos que ficaram iradas!
Resumo da balada: pedal fantastico!!
Sds,

Distância > 40.8 Km
Velocidade máxima > 61.4 Km/h
Velocidade Média > 11,7 Km/h
pedalou + pq saiu de casa