Etapa da Copa Capixaba de MTB em Ponto Belo

Raquel

Siqueira

Relato.....

A etapa da Copa Capixaba de MTB em Ponto Belo foi só o ouro!!

Resolvi encarar essa comp como preparação para o Survivor e então fomos eu(Siqueira) e a campeã Raquel (Kel Kalanga).

A prova foi bem organizada, dentro dos recursos da "casinha de aventuras" e a cidade recebeu muito bem os atletas.
Na noite do dia anterior rolou um simpósio explicando como eram os percursos e um jantar com muita massa, arroz e frango assado.

Eram dois percursos com 51km e 37km relativos a categorias diferenciadas.

Aminha categoria sub-40 correu no percurso de 51km. Bem o circuito continha muito estradão com alternância constante de subidas e descidas e vários trechos de single track daqueles por dentro de pastos, uns com os bois dentro e todos com muitas curvas e capim braquiária o que dificultava um pouco a pilotagem. Tinha tb os obstáculos estratégicamente colocados pelas vacas, que quando passava o pneu jogava tudo pro alto e então já viu...acho que todo mundo comeu caca de boi nesse dia.....
Mas a pior parte mesmo eram os mata burros com as traves longitudinais que ofereciam um grande risco ao equipamento.
A organização passou uma tela (tipo aquela de galinheiro) amarrando em duas traves mas acabou que a tela não ajudava muito pois quando o pneu passava por cima o aramado cedia e pedia-se a estabilidade o que derrubou muita gente, inclusive o subscritor deste.
Bem vamos a prova.

A largada foi lançada para evitar um acidente maior então fomos seguindo a moto e 500m depois assim que entramos no estradão a poeira subiu. Os caras da elite na frente deram logo uma puxada forte por sabiam que no km 5 vinha o primeiro trecho dentro de um "curral". No entroncamento de divisão das categoria teve um barata voa e vi gente pegando a perna errada e voltando na contra mão, mas eu me dei bem pois livrei pela direita e desgarrei um pouco do "segundo pelotão" ficando praticamente na cola dos "caras" mas o ritmo deles era muito forte e vi que se eu tentasse acompanhar podia comprometer a prova...é galera os caras estava andando a 50km no plano véi...dá não...

Mas decidi manter um ritmo que pudesse ao menos ver o "pega" dos elites....e vi até o 4,5 km quando ao tentar passar igual os feras no mata burro levei uma queda.... P%$#$%& %$# Pariu... na ora o pensamento que vem é "me lenhei..." mas ao levantar percebi que "só" levei um ralado na coxa esquerda e na mão direita sendo que a bike tava enganchada na cerca....levei mais de um minuto pra soltar a bike e ao checar vi que não tinha quebrado nada..."UFA"...ainta tô na prova....

Uns 7 ou 8 bikes me passaram nessa resenha, um deles era o colega de Santa Teresa chamado "alongado" e bem como não sei o nome dele vai o apelido mesmo...alguns devem conhecê-lo ele tirou 2° no Survivor ano passado na Sport Sub-40...é um galalau de 2 metros de altura que pedala muito...ele viu minha queda e até me perguntou se eu tava legal...

Comecei a pedalar novamente mas levou um tempinho pra engrenar no ritmo que eu tava...
Entramos no primeiro trecho de single curto e rápido, vei um trecho de subida forte onde passei uns caras e alcancei o "Alongado" pedalamos juntos por um bom trecho e vi que eu tava bem...passei uns dois mata burros pedalando(show de bola) ai no 4 mata burro a roda traseiras desceu entre as traves....P%$#$%& %$# Pariu....MEU CÂMBIO XTR.... AGORA F$%#%&.... "UUUFFFAAAAAAA...." Graças ao bom Deus o câmbio estava inteiro....ficou umas marchinhas pulando mas fiz uma regulagem fina no regulador do conduíte e blz...parou de pular marcha....

Num trecho de cerca de 3 km tinha 3 bikes parados trocando pneu....logo em seguida um biker com o câmbio traseiro quebrado (puts um SRAM X0 véio, doeu no coração...). Nas subidas eu sempre dava um plus e passava uns caras....nos singles a galera encostava e forçava passagem...(aí percebi que tenho que melhorar muito minha técnica de andar rápido no single tracks, e não cair lógico)...Mas ainda bem que tinha muito estradão...

No KM 17,5 tinha a pior subida, não era longa tinha uns 600 a 700 metros mas era inclinada pra valer e começava logo após uma curva negativa, ou seja, nem tinha como entrar embalado. De cara vi que tinha uns 15 caras subindo e 5 já estavam empurrando, engatei uma mamãe (Coroa menor com 3° maior do cassete...) e forcei....depois de uns 100 metros já tava em pé.....250 metros sentei e engatei a tiazinha (2° catraca do cassete) mais uns 100 metros e pedi socorro a vóvózinha....e assim cheguei no fim da ladeira passando 8 bikes que faziam tratamento a base de empurroterapia sendo que encostei em um grupinho de 3 manos....

Chegamos no primeiro posto de hidratação (Km 23) íiiil...O poço tava seco....É, não tinha água....Pisada de bola da organização...eu e os 3 bikes reclamamos e fomos embora...daí percebi que nenhum era da mesma categoria...um era sub-23 outro sub-30 eu sub-40 e um master...começamos um trecho bem rápido de estradão e naturalmente fomos nos compondo fazendo "túnel" de vácuo...a velocidade aumentou e logo vimos uns bikes isolados mais a frente....o lance é que o vento tava contra e quem andava só não conseguia acompanhar o nosso ritmo pois iamos nos revezando na ponteira...essa foi a melhor parte da competição galera....ninguém se conhecia mas logo parecíamos velhos companheiros e passamos alguns bikers....aproveitei o vácuo pra tomar gel e usar as balinhas eletrolíticas (balinhas mágicas do tiaguinho)...essa era a ora de prevenis as câimbras...passamos pelo trecho de asfalto (uns 2 kms) onde era o reencontro com as categorias do percurso turismo...

Esse pelote quebrou quando entramos num singlão o maior (Km 39)....fiquei pra trás lógico...Quando retornamos ao estradão vi que dois dos os caras tavam uns 300 metros a minha frente o outro tinha sumido.

Cheguei no 2º posto de hidratação e "salve" tinha água, que aliás eu já tava sem...enchi a caramanhola e tomei dois copinhos....
Reidratado voltei ao estradão e fixei uma meta: alcaçar os manos e colar na roda pra chegar bem....eu não sabia em que colocação tava mas tinha uns caras bem rápidos uns 200m atrás de mim que teimavam em não ficar pra trás...

Começou uma série de mata burros mas todos eu passei com o pé no chão(depois de duas quedas né, melhor não arriscar)...Aqui acho que a organização deveria ter colocado umas madeiras pois o risco de queda, machucado e prejuízo é grande....Alcancei os caras numa descida de estradão onde cheguei a 69,2 km/h e aí engoli a subida seguinte num lance só...foi show...

Era o Km 48 e fiquei junto com essa tropa sendo que um tinha se mandado...
Nos últimos 3 kms dei uma puxada forte e os dois amigos ficaram pra trás...cheguei...blz com a sensação de que daria pra pedalar mais 50 km, não no mesmo ritmo, mas sem morrer...Guardei a bike e fui atrás de um boteco.....aí já sabem né...gelóuuusss....

Na ora da premiação fiquei sabendo que cheguei em 4º da Sub-40 a 2min e 30 segundos do 3º lugar....Hummm em Itaúnas tinha ficado em 8°...(to melhorando heimm)....aposto que esses 3 não tomam cerveja igual eu...

A Kel Kalanga mais uma vez subiu ao lugar mais alto do pódio e ganhou no sprint final...(parabéns aí campeã).

Bem, resumindo....Só o ouro....recomendo a todos ano que vem...

Meus Dados do Qtay e Polar....
Distância Total: 54,27km
FCmax: 204
Quedas: 2
Quebras: zero
Empurra bike: quase uma...quase....fica pro survivor...
Câimbras: zero

Skols: Algumas antes(noite anterior) e outras depois...

Abração a todos.
Siqueira....Rumo ao SUSSU 2010...que venham os 5 pontões...