lesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js?client=ca-pub-6795731833294627" crossorigin="anonymous"> .: Trilha Capixaba :.

home


.: Trilha Capixaba :.

ECOBIKE ( 2 )

OI...VEJA COMO FOI O MEU Ecobike DESSE ANO... >> Ponciano <<

QUINTA viajei para o Pico da Bandeira, opssss...perdão fui para Dores do Rio Preto, cidade pequena e bem simples que pertence ao ES. Participei em parte do passeio ciclístico promovido pela ONG AMAR CAPARAÓ chamado de ECO BIKE, consiste num pedal em volta do Pico da Bandeira.

Fomos numa turma de 09 amigos bikers daqui e se juntou por lá mais 02 bikers...
Saímos de Dores e fomos para Patrimônio da Penha, antes passamos em Novo Mundo, num total de 22 km.

Moleza para o 1º dia. P. da Penha é muito maneiro, lugar pequena onde moram e freqüentam muitos adeptos dos que chamo de Bicho Grillo ...turma de gente com vida chamadas alternativas, enfim...excelente astral.

Adoro aquele lugar ... Ficamos na ótima pousada da Valéria. Vale a pena conhecer o local e fazer uma tur pelas bandas da Eco Vila.

Decolei de lá ano passado, mas esse ano o tempo de permanência lá foi curto. Uma pena já que fiz um amigo legal que foi o Paulo dono da Casa de Pedra.
Claro, tomei umas e outras a noite e fui dormir para o grande pedal de sexta.

SEXTA: Saímos de Patrimônio e fomos até Alto Caparaó.
O pedal da organização estava marcado até Pequiá, mas nosso grupo (9 bikers) decidiu ir para Alto Caparaó... isso para nós podermos dormir num lugar mais legal e tivemos o sábado de manhã livre.

Foram quase 100 km nesse dia... tendo muitas subidas até Alto Caparaó... todos foram numa boa. Nesse percurso teve um trecho que dei uma descolada do grupo e pedalei forte por 25 km... Para ver como eu estava e consegui uma boa média de 25,1 km/h... melhor até hoje para uma distância acima de 20 km... Mas uma descida de asfalto de 6 km, onde cheguei a 67 km/h fez com que eu conseguisse essa média (antes dessa descida estava em 22 km/h de media)...

Nesse trajeto têm no caminho a Cachoeira das Andorinhas, um lugar lindo de águas cristalinas (mas fria pra caramba)... vale a pena passar por lá...Tomei banho e deu "energizada" legal. Gastamos o dia todo para completar o pedal, mas sempre parando para juntar a turma e tirar fotos e mais fotos...Sendo que o Serginho tirava pedalando mesmo... Sexta a noite fomos num restaurante colocar para dentro um pouco das energias perdidas no pedal... (gastei 3250 Kcal no trajeto)

SÁBADO...tão esperado SÁBADO: Acordei muito cedo (05:30 h)... muito ansioso, pois há 15 anos eu tentei voar do pico pela primeira vez...depois vieram outras tentativas, mas nunca deu certo. Será que eu ia conseguir dessa vez...

O Pico amanheceu completamente limpo, mas a medida que as horas iam passando começou a formar nuvens no entorno dele fechando em algum pontos... inclusive acima da Tronqueira, da onde eu pretendia decolar.

Bem...fomos assim mesmo: Eu, Munaro, Omar para voar e mais o Fernando, Fábio e Walace para ver e dar um apoio.
Já na portaria nós tivemos que mentir que só eu e o Omar iríamos voar, pois o Munaro estava com a carteira da ABVL (Associação Brasileira de Vôo Livre) com uma semana de vencida e sem a qual não se pode voar do Parque do Caparaó.

Chegamos na tronqueira e tiramos algumas fotos do mirante já com nuvens fechando abaixo. Vamos que vamos para não fechar de vez...
Subimos um pouco e achamos um bom local para decolagens (2300 acima do nível do mar e 1080 acima da cidade de Alto Caparaó)...

Munaro foi o primeiro a decolar, tendo conseguido após a segunda tentativa.
Foi logo para o meio do vale, entre nuvens,... lindo de ser ver...
Me preparei, com ajuda dos presente dando varal para o parapente, corri muito e fui... decolei legal ...

Na minha hora estava mais aberto perto da Tronqueira e fui para lá... fiquei numa
termiquinha acima da Tronqueira dando tchau para a galera abaixo...muito maneiro...
Tirei fotos e tive que trocar pilhas em pleno vôo... mas consegui e até filmei...
Enfim lindo vôo com ótimo pouso pertinho da pousada Montanhas do Sol, onde nós
estávamos hospedados.

Ai fomos para o pedal... 52 km de Alto Camparaó até Mundo Novo...
O pessoal ia ficar em Pedra Menina, mas nós continuamos... sendo que o Munaro
e o Walace desligaram -se do grupo e foram para Caparaó e depois
Espera Feliz. Tinham se juntado a nós a Claudia e o Fernando Lana de bike e o Renato (dirigindo).

Passamos por lindos lugares e pegamos uma baita subida de 6 km antes de Pedra Menina. Pegamos noite no meio do caminho tivemos que usar nossas lanternas...o que foi muito legal com um clima bem diferente.

UM Carro que no seguia (apoio da Claudia)...e levava nossas bagagens, pois nos desligamos de vez do grupo do Eco Bike... passamos a fazer um passeio alternativo.

Em Mundo Novo fomos para a Fazenda do Sr. Antônio Farias, onde ficamos hospedados num casarão antigo muito legal... e toma que toma cerveja, vinho, queijo, doces, etc... tudo muito legal ... Fui dormir tardão e bem pra lá de Bagdá...

DOMINGO: o grupo se separou, pois o Serginho, Kátia, Guilherme, Cláudia e Marcio foram para Patrimônio da Penha (6km de distância da onde a gente estava)...e eu, Fernando, Fabio, Sr. Antônio, Renato (dirigia o carro da Claudia) e mais um casal vizinhos do Sr. Antônio fomos para um morro chamado Torre da Samarco...Lugar lindo que fica a 1550 de desnível para o mar... onde da para ver a Pedra Azul, Forno Grande, etc...dia perfeito para vôo com vento NE, urubus subindo com tudo, etc...
mas não dava para decolar pois precisa de derrubar algumas pequenas árvores e mato alto... mas o local promete...
O Sr Antônio disse que vai mandar limpar o local... ai teremos decolagens todo entorno do Pico...

Temos em Patrimônio da Penha, Pequiá, Alto Caparaó (pico), Caparaó, Espera Feliz e sei lá mais aonde, mas abrindo essa em Mundo Novo (pertence a Dores do Rio Preto)...ai sim fecha tudo. Curtimos um pouco mais o lindo visual e descemos para um farto almoço na fazenda... Sem poder fazer um kilo, pegamos as bikes e fomos para Dores do Rio Preto, onde estavam nossos carros e poder fechar o circuíto .... mais 12 km... Moleza... fiz em meia hora...

Bem gente isso ai... Vale a pena pedalar em volta do Pico da Bandeira... lindos locais
e ótimos exercícios para o corpo e a mente...

Poder voar do Pico foi d +...

Gostaria de poder fazer um tur de pedal e vôo naquele lugar...

Já sinto saudades...

Valeu

Ponciano
PS.: fotos e vídeo abaixo

Clique nas fotos para ampliar !



AMDG
"Ad maiorem dei gloriam!
inque hominum salutem"

 

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Trilha Capixaba